quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

LASIK: eu fiz!

Oi pessoal!

Enfim, fiz o Lasik. Uma das cirurgias para corrigir a miopia.
Para fazer a cirurgia o grau da miopia deve estar estabilizado por um bom tempo, no meu caso foram quase 5 anos, ter mais que 18 anos e, logicamente, estar fazer check-ups anuais com seu oftalmologista. Depois de preencher esses pré-requisitos é necessário fazer um exame que mede a espessura da sua córnea, para saber se você suportará a exposição ao laser.
O laser nada mais é do que uma luz muito forte que moldará sua córnea novamente.

A cirurgia é geralmente feita no fim da tarde ou a noite. A minha foi as 19h.
É altamente recomendável ir com um acompanhante.

Chegando lá aguardei a chegada do meu médico e logo depois disso já fui chamada.
É pedido que você não use nenhum tipo de cosmético nesse dia.
Uma auxiliar irá pingar uma serie de colírios nos seus olhos, colocará uma touquinha no seu cabelo e nos pés.
Uns minutos depois disso já fui chamada pra entrar no centro cirúrgico.
Estava sem óculos, logo não vi muita coisa hahahahaha
Só vi que tinha umas 3 pessoas na sala (incluindo meu médico) e a mesa com um troço acima (o laser).
A cirurgia toda não passa dos 10 minutos. É totalmente indolor (colírios anestésicos) o único porém é que você está com os olhos abertos e vê tudo, mas SEM SENTIR NADA. Outra coisa, o procedimento é desconfortável, apesar de indolor, deve-se manter os olhos bem abertos e olhar sempre pra onde o médico mandar, pra mim isso foi complicado pois tenho olhos pequenos, e eles cobrem bem o olho não operado o que dificultava manter os dois olhos abertos (manter os dois olhos abertos facilita pois manter apenas um fica mais fácil o olho aberto querer fechar também).
O procedimento é o seguinte: irão fazer um corte (chamado de flap na sua córnea, bombardeam com o laser, e fecham de novo).
Cirurgia terminada eu já percebi que estava enxergando, mas a sensação de areia nos olhos foi tanta que preferia manter os olhos fechados, foi colocado uma espécie de tampão com furinhos para evitar de coçar, esbarrar nos olhos.
Dia seguinte é dia de retorno no oftalmo para retirada das lentes (lente gelatinosas são colocadas na hora da cirurgia após aplicação do laser) e fazer uma análise de como está a visão.
100% livre da miopia! É importante lembrar que a visão vai melhorando aos poucos, nos primeiros dias ainda pode-se sentir uma leve sensação de areia nos olhos, mas é normal, isso vai passando... Deve-se aplicar os colírios receitados religiosamente, não usar maquiagem nos olhos durante pelo menos 3 semanas após o procedimento e fazer os retornos pedidos para acompanhamento.
Também não é legal frequentar lugares muito cheios que haja a possibilidade de alguem esbarrar no seu rosto, tipo baladas e tal...
Usar óculos de sol em ambientes abertos é ideal também, dá pra perceber que há sensibilidade a luz solar nos primeiros dias, vai diminuindo com o tempo, mas é sempre bom continuar o uso! =)

Vale muito a pena fazer se puder. Eu já nem sabia mais o que era enxergar sem óculos! haha

É isso aí!
Qualquer dúvida deixe nos comentários!
=)

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário