sexta-feira, 14 de maio de 2010

Reparação


Tô afim de polêmica! Então lá vai!

Ontem (13/05) foi o dia da Abolição da Escravatura.
Eu não considero essa data nada "fofa" como alguém escreveu no twitter ontem, foi uma obrigação do Estado feita tarde de mais e sem oferecer nenhum repara pra toda aquela população de ex-escravos que da noite pro dia não tinha mais onde morar, de onde tirar seu sustento e ainda tinha que conviver com o desrespeito da população nacional.
O tempo passou e essas sequelas se arrastaram, a vida dos negros foi melhorando, na medida do possível, mas ainda com a gigantes abismos em relação ao resto da população não-negra.
Mas calma... hoje eu não vou falar de racismo, isso vai ser assunto para outro post!

Hoje o assunto é a reparação! Uma que eu honestamente NUNCA vou cansar de defender: cotas para negros na universidades.
Eu já cansei de ouvir muita bobagem das pessoas ao meu redor sobre o que porquê não deve ser implantada, quando o fato é que muitas universidades já as adotaram e estudos mostram que os ingressantes cotistas tem desempenho igual ou até melhor do que os não-cotistas.

O que mais me deixa irritada sobre esse assunto, como eu já disse acima, é o tamanho das besteiras que as pessoas apelam para se dizer contra, a maioria não faz nem sentido. Vou destrinchar os argumentos mais usados e descontruí-los:

1) Deveriam ser cotas sociais! (o mais usado eu acho)

Esse é fácil de quebrar, as cotas raciais são uma medida de ação afirmativa, ação afirmativa por definição é uma política de combate a discriminação e não à pobreza!
Além do mais, é óbvio que seria ótimo se o país tivesse um ótimo ensino público, ninguém que é favorável as cotas é contra o ensino público de qualidade!

2) Mas e os brancos pobres?

Uso o argumento do item anterior: Cota é um ação afirmativa, contra a discriminação! O branco pobre, por mais pobre que seja, terá mais portas abertas ao longo da vida em termos de opotunidades do que um negro, pelo simples fato de ser branco. Na hora de se conseguir um emprego por exemplo o velho quesito da "boa aparência" sempre aparece, desse modo é muito mais fácil um branco pobre conseguir um emprego do que um negro pobre.

3) Cotas são ofensivas, os negros tem a mesma capacidade que qualquer um de entrar em uma universidade!
Sim, inteligencia igual claro, só que as oportunidades são totalmente diferentes. Com negros formados a força de trabalho especializada negra aumenta,podendo ter assim mais negros exercendo cargos de gerência e aumentando sua a inclusão social! Sem falar no aumento da renda, facilitando o acesso dos seus descendentes á uma educação de qualidade.

4) Somos todos iguais, as cotas são racistas porque diferenciam a população!
Esse eu acho o argumento mais hipócrita de todos! Somo todos iguais, é isso? Só que tem uma coisa, de jeito nenhum todos são tratados iguais! Se tem uma roda de brancos e um negro entra é automaticamente chamado de "negão", é só prestar atenção nos Big Brothers da vida... o negro voce nem sabe o nome porque ele sempre vira o "negão". Uma mulher negra numa casa de classe média é a empregada, o negro correndo na rua é ladrão... eu posso dicorrer nessa lista por horas...! Então não são iguais não! Nós negros, somos marginalizados e esteriotipados TODA HORA e por isso estamos sempre tendo que provar nosso valor, então não adianta vir com essa de salvador da pátria humanitário de SOMOS TODOS IGUAIS! Isso é balela! Socialmente existe diferença, muita diferença.

Recomendo que assistam esse vídeo! http://www.tvcultura.com.br/login/videos/naintegra/2010-05-13/26299

Comentem!
Se for o caso posso fazer outro post e, quem sabe, agitar a discussão!

Um comentário:

  1. Vic, o argumento que mais me irrita é q o critério pra passar no vestibular deve ser o mérito. Como se um adolescente de classe média alta que estudou nas melhores escolas que tira 8 tivesse realmente mais "mérito" que um pobre que estudou em escola estadual e tira 6 no vestibular. Parece que muita gente não percebe que n tem nem como comparar esses 2 casos!

    ResponderExcluir