segunda-feira, 12 de abril de 2010

Homofobia

Acho que esse assunto foi bem debatido com a recente declaração do cantor Ricky Martin e, também, "graças" a última edição do BBB, onde, a contragosto de muitos que conheço, inclusive do meu, o participante Dourado levou o prêmio de R$1,5 mi. Um amigo me disse "ele representa o pensamento do brasileiro médio", o triste dessa afirmação é que ela é verdadeira!

Certas falas do participante me preocuparam muito, acho que posso generalizar dizendo que o comportamento dele em geral representava a seguinte frase: "pode ser gay, mas longe de mim". Isso me levou a pensar na quantidade de vezes que ouvi essa mesma frase, e fico triste por isso, porque é PURO PRECONCEITO. Vários já me disseram: "Respeito os homossexuais, desde que não se beijem na minha frente" e eu pergunto: Isso é respeito? Fazendo um paralelo totalmente plausível seria o mesmo que dizer: "Respeito os negros, desde que não fiquem perto de mim", acho que com essa comparação fica mais fácil perceber a gravidade da situação.

Não sei o que aconteceu no mundo para que as pessoas pensem que isso é respeito!

Hoje mesmo, 12/4/2009, no Jornal Nacional um cardeal do Vaticano em visita a Santiago disse "A causa da pedofilia não é o celibato, mas sim, o homossexualismo." Juro que me choca isso, mas não me surpreende vindo de alguém que representa uma instituição que vai contra o uso de camisinha num mundo onde populções inteiras perecem por causa da AIDS.

Para os religiosos de plantão: Deus não quer que todos sejam felizes? Então, as pessoas devem ser felizes com quem elas bem entenderem. A sua liberdade acaba onde começa a do outro!!!
As pessoas tem que começar a perceber que características que fogem do controle pessoal, não devem, de forma alguma, devem ser consideradas erradas ou certas, são simplesmente traços pessoais que já nascem com a pessoa: cor da pele, tipo de cabelo, cor dos olhos e orientação sexual. Sim, creio que orientação sexual não seja uma "opção sexual", afinal de contas quem escolheria sofrer, ser discriminado, ser agredido e etc. que é o que infelizmente acontece, aliás dizer "opção sexual" implica em dizer que héteros também escolhem serem héteros, e isso não é verdade.

Enfim, foi bem a minha cara começar esse blog com um assunto polêmico, portanto o fiz!
Comentem!

2 comentários:

  1. eu até parei de tentar assistir BBB depois que o Serginho saiu... nhaiuahiahuiahuiahuiahia

    infelizmente, o povo brasileiro é preconceituoso e machista, e eles acham isso tão "legal" e "normal" que se acham o máximo quando um ex-bbb que acha que hétero não pega DST ganha.

    Realmente, ser hetero ou homossexual é uma opção tão grande quanto você ser negra e eu ser mestiça. nhaiuhaihauihaia cá entre nós, não é uma opção. XD

    que legaaaal a vic de blog nooooovo, êêêêê \o/

    kissus!

    ResponderExcluir
  2. Sabe, Vicky...Primeiro, não vou perguntar se posso te chamar pelo apelido. Outra, quando alguém começa uma frase com "Sabe", é a mesma coisa que o "Veja bem", discorre, mas para divergir do assunto é um dois ...
    Bom, Vicky (hahaha mudei um pouco) concordo plenamente, mais que claramente, que temos o direito a sermos felizes, mas acho que antes de assumirmos o "preconceito dos outros" que nada mais é do que termos "preconceitos com esses". Afinal quem nunca ficou incomodado com o diferente, com o divergente, com o ... estranho aos nossos costumes e aos valores que aprendemos quando criança. Mas afinal, ninguém decide sua conduta (e é esse o termo que eu vejo correto, pois nenhum garoto ou garota de 12 anos decide ser homossexual) sexual, apenas vem como um turbilhão de emoções confusas. Creio que olhando para aquele garoto que nele floresceu uma atração por alguém do mesmo sexo também devera ter o preconceito consigo.
    Mas veja por esse ângulo, nós que vivemos numa sociedade ainda patriarcal, ou seja, que o papel do homem é ser viril (embora ser viril não exclui ser homossexual) e continuar a perpetuar a espécie humana. Influencia a forma como um hétero encara um homossexual, assim como influencia a forma como um homossexual se encara ao se descobrir. Ou seja, não há muito o que fazer a não ser remediar, coisa que a Emissora Globo fez por ordem do MP após as declarações de conhecimento duvidoso do ganhador dourado. Ou ser submetido a um processo judicial por formulações (orais ou escritas) consideradas ofensivas e ser obrigado a pagar indenizações por danos morais.
    Não deixo de concordar que as declarações do ganhador da última edição do programa BBB agrediu não somente a comunidade homossexual, mas também à comunidade científica - médica e aos programas de conscientização promovidos pelo Estado. ou seja, o dano foi, no agregado, muito maior, pois além de demonstrar completa indiferença com toda a teoria médica e aos anos de pesquisa dispendidos pelo pesquisadores da área, em rede pública incentiva à pratica de sexo não seguro.
    Ou seja, tudo que vemos nada mais é uma reação à pertubação ao que somos.E além disso, toda essa pertubação ao que somos causa algo que no fundo, alguns sendo indiferente, provoca uma reação e mesmo que reprimida, mas alguns não consegue reprimir toda essa erupção que é uma reação à toda conduta de vida que muitos viveram. Ou seja, creio que o ganhador da última edição do BBB não teve uma educação, ou pais liberais, nesse sentido.

    Bom ta aí meu comentário.
    Beijão Vicky

    ResponderExcluir