Depois de muito tempo sem postar aqui (Acompanhem meus posts no http://geekiss.com/ ) voltei com uma resenha de um livro que li recentemente: "Virou Regra?" da Claudete Alves.
A autora escreveu o livro que é a tese de mestrado em C. Sociais na PUC-SP com o tema: Solidão da mulher negra. Como o o preterimento da mulher negra pelo homem negro afeta as possibilidade de relacionamento dessa mulher no Brasil.
Vocês pode estar achando essa história familiar pois ela foi entrevistada pelo Lázaro Ramos no programa Espelho há algum tempo! Seguem os vídeos da entrevista:
PARTE 1 e PARTE 2
O livro tem uma pesquisa muito bem feita mostrando as desvantagens da mulher negra no "mercado" do casamento e das uniões amorosas provando que são as que menos casam, as que mais marcam presença desacompanhadas. Longe mim parecer machista e dar a impressão de que o trabalho o é. O que é importante é apenas comprovar algo que todos nós percebemos, vemos muito brancos com brancas, negros com brancas, alguns negros com negras, pouquíssimos brancos com negras, concluindo... as negras estão ficando cada vez mais sozinhas? Quais as consequências disso?
Nos EUA há um debate muito aceso na mídia sobre mulheres negras que aceitam namorar fora do seu grupo étnico devido a poucas opções que haveriam disponíveis se não o fizerem. Aqui no Brasil as coisas são parecidas, mas a posição da mulher negra é um pouco diferente, aqui não é discutido o que as mulheres negras querem... mas sim, quem as querem... há essa sensação que passividade diante do problema. Isso vem do passado cultural de ambos países que possuem profundas diferenças apesar de certas similaridades em relação à população negra, principalmente o senso de identidade da população.
Claudete faz observações em lugares como igrejas, teatros, restaurantes e supermercados em diferentes locais de São Paulo e observa os casais interrciais e suas composições e, sem exceção, em todos os eles os interraciais entre homens negros e mulheres brancas é esmagadoramente maior do que o contrário e do que o homem negro com mulher negra.
É muito interessante ler esse trabalho e as observações!
Ao final do livro, nos anexos, há uma entrevista com 11 mulheres negras sobre o assunto. EXTREMAMENTE INTERESSANTE e aposto, que todos já pensaram sobre, só nunca explicitaram.
Vale a pena conferir!!!
Fico por aqui com um trecho do livro:
Os tópicos da imagem da mulher negra na mídia, jogadores de futebol, Xuxa e o Pelé, relacionamento de jovens, pessoas mais velhas, famílias e tudo mais é citado ao decorrer das entrevistas.
Assistam aos vídeos aí í em cima, leiam o livro, peguem a tese (está disponível online). Leiam!!!!!
Vale a pena!
Beijos